
Um pouco sobre Alex Duarte


Carioca, morador de Niterói-RJ, lugar onde tem a melhor vista do Rio de Janeiro! Sou casado com a Mônica e sou pai de 2 filhos, Davi (19) e Débora (15).
Tenho 47 anos, minha formação acadêmica é em TI, deixei a área na qual atuei por mais de 20 anos, para me dedicar a panificação artesanal – ao ensino e a produção.
Meu início com os pães foi com o livro Pão Nosso, do amigo Luiz Américo Camargo. Sempre desejei fazer um belo pão! Mergulhei fundo nas receitas, nas histórias e nas técnicas. O meu crescimento veio com o convívio de pessoas que eu muito admiro, entre elas, o Rafa Brito da The Slow Bakery.
São apenas 6 anos, mas o mergulho está sendo bem profundo. Do pão em casa, assado na panela de ferro a proprietário do primeiro Instituto dedicado a fermentação natural no Brasil, o ISPA! Instituto Sourdough Padoca do Alex.
A minha primeira turma de pães aconteceu em um projeto social em Moçambique. Hoje são milhares de alunos em 25 países. Além das aulas, já ministrei palestras sobre Fermentação Natural em algumas Universidades pelo Brasil (La Salle-RJ / UCS-RS / UFRJ-RJ) e no maior evento de Gastronomia do país, o Mesa São Paulo, da Prazeres da Mesa e no Mesa ao Vivo na Le Cordon Bleu RJ, ministrando aulas show e palestras. Hoje, faço parte do time de Parceiros do Blog Massa Madre.
Me tornei padeiro depois de um projeto social na África. Hoje, temos uma padaria social que funciona dentro deste projeto na Aldeia de Quelimane – Moçambique. Projeto esse que alimenta crianças órfãos e idosos. Saiba mais sobre o projeto aqui.